Finalmente



Começamos pelo Algarve e mais tarde seguimos para Veneza, concretamente para ter a honra de estar presente na Biennale di Venezia.

Finalmente. Após o 1º ano de faculdade, o descanso é merecido. Boas Férias.

Annie Hall

Não fosse Nova Iorque o palco de todas as histórias, um lugar cheio de vida, transcendente. São poucos os senhores do cinema que deram cor e movimento à vida citadina – Martin Scorsese, Mike Nichols, Spike Lee… e claro, Woody Allen!
Alvy Singer e Annie Hall partilham um amor incondicionalmente espontâneo, individualmente coincidem realidades, experiências, memórias, motivos que os levaram a percorrer até aqui, até ao nosso presente. Ganhou 4 Óscares na cerimónia de 1978. O melhor romance de sempre. É Favorito. 5 estrelas.

Why So Serious?

Exactamente há um ano, a febre de “The Dark Knight” chegava a Portugal. Não tão intensamente como noutras partes do mundo mas mesmo assim não deixa de ser um dos melhores de 2008. Tendo estado algum top no 1º lugar do top do imdb ultrapassando clássicos como “The Godfather”, é de especial destaque a ascensão de Christopher Nolan e também de todos os actores. Numa trama onde o morcego conhece o palhaço, Gotham City está regida por um herói aclamado por uns e odiado por outros. O problema do crime organizado e de todo um monopólio imenso da máfia dá a possibilidade a Joker de incentivar os criminosos a eliminar Batman mas tudo complica quando se apercebem que Joker rege-se por regras próprias e não por objectivos.

Com Heath Ledger, Christopher Nolan, Michael Caine, Aaron Eckhart, Gary Oldman, Maggie Gyllenhaal e Morgan Freeman. Podia não ter sido reconhecido pela Academia com 2 estatuetas que continuava a ser um filme de alto calibre, a parceria de Hans Zimmer e James Newton Howard iria ser sempre exaltada e Heath Ledger continuava a ter uma das melhores prestações de sempre. 5 estrelas.

recompor

tudo

My Neighbour Totoro

Não conheço ninguém que não goste de Miyazaki. “The Princess Monoke”, “Spirited Away” e “Kiki’s Delivery Service” são preciosidades de orgulho no percurso de Hayao Miyazaki. Neste filme de 1988, duas irmãs – Satsuki e Mei – irão descobrir os espíritos da floresta e naturalmente um personagem fora de serie – Totoro. Com uma banda sonora de valor e a animação de sempre do Studio Ghibli.

Once again I must ask too much of you, Harry

Confesso que desde a última aventura de Harry Potter julguei David Yates cruelmente, mesmo assim, “Harry Potter and the Half-Blood Prince” não ultrapassa expectativas mas está melhor que a Ordem da Fénix (sem querer ser cruel, a verdade é que os efeitos especiais salvam a honra do convento visto que o Plot narrativo está bastante resumido, o que era de se esperar… obviamente que a legião de fãs contribuem para o sucesso, desde os que leram as obras de J.K. Rowling aos que nunca pegaram nos seus livros).


Reconheço que é notório manter a magia numa saga de 8 capítulos fílmicos e que já na recta final dos dois últimos filmes da saga (que já se encontram em produção), o mundo de Hogwarts está prestes a confrontar o duelo final; e sejamos realistas, este é o maior fenómeno de cinema fantástico da década. Como sempre espero de uma saga, que os últimos dois filmes estejam à altura de um final merecido.

Zavet - Promise Me This

O avô, o neto e a uma vaca. Assim começa uma comédia de Emir Kusturica onde o invulgar rege nas aventuras de Tsane (Uros Milovanovic).
O avô (Aleksandar Bercek) está preocupado com o futuro do neto, então entrega-lhe uma missão, ir à cidade vender a vaca Cvetka, comprar um ícone religioso e algo que queira e por fim, encontrar uma esposa e trazê-la para casa. Por entre alguns percalços, tudo se irá compor. 4 estrelas.

The movie they think they're making... isn't a movie anymore

Uma mistura original entre a geração consumista, os filmes comerciais e o star meter actual criou esta sátira da autoria de Ben Stiller como realizador. “Tropic Thunder” é uma comédia que não lembra a ninguém com Robert Downey Jr, Jack Black, Brandon T. Jackson e Jay Baruchel, a maneira de resolver um problema da rodagem de um filme vai ser uma armadilha para os cinco actores. 3 estrelas.

Rope


Em 1948, a peça de Patrick Hamilton “Rope” fora adaptada por Hume Croyn e transposta em formato de guião por Arthur Laurents. Isto tudo para ir parar às mãos do senhor realizador Alfred Hitchcock. Para além de ser um óptimo filme em termos de encenação, o plot da história decorre num jantar de amigos um pouco peculiar devido ao nervosismo inconstante de Philip e alguma indiferença de Brandon, ambos são cúmplices de um crime. Uma intriga excelente. Com James Stewart, John Dall, Farley Granger, Joan Chandler, Dick Hogan e Edith Evanson. 5 estrelas.

A woman in search of stardom. A woman in search of herself - in the city of dreams. A key to a mystery - lies somewhere on Mulholland Drive.

Betty (Naomi Watts) chega a Hollywood em busca de sucesso, os holofotes da magia do cinema fazem-na sonhar. Quando chega ao luxuoso apartamento encontra uma estranha, diz-se chamar “Rita” (Laura Harring) mas na verdade a mulher sabe que sofreu um acidente de carro e procura a sua identidade. Já noutra realidade, Diane e Camilla formavam um casal perfeito se não fosse a traição por parte de Camilla com um realizador de cinema, Adam Kesher. Vários problemas colidem numa chave azul e no el clube silencio, nunca um filme de David Lychn fora um espectáculo transversal de tensão, thriller e onde o improvável governa, sempre. 5 estrelas.

The Nightmare Before Christmas

Não querendo revelar muito para quem ainda não viu o filme (sim, existem excepções), “The Nightmare Before Christmas” é um filme realizado por Henry Selick e da completa autoria do senhor Tim Burton.


Jack Skellington é o rei de Halloweentown, possui o estandarte mais importante na realização do fantasmagórico Halloween. Numa noite divaga pela floresta sozinho, desejando encontrar algo mais, depara-se com um sítio estranho, depara-se com várias árvores em círculo e cada uma delas tem um desenho no tronco, uma porta. Jack fica fascinado com a de uma árvore de Natal. Depois de a abrir irá descobrir uma nova cidade e algo que nunca tinha sido vislumbrado em Halloweentown. Uma animação e um musical perfeito. 5 estrelas.