3 Grandes Estreias

Estas 3 fitas pertenceram às nomeações dos Oscars. Algumas sairam vencedores.


Dreamgirls



Um musical dos anos 60 reinventado para o grande ecran.
Um sonho mudará tudo.

Inspirado no musical homónimo, vencedor de diversos prémios e passado nos turbulentos anos 60 e 70, “Dreamgirls” acompanha a ascenção de um trio de mulheres - Effie (Jennifer Hudson), Deena (Beyonce Knowles) e Lorrell (Anika Noni Rose) – que formam um promissor grupo feminino chamado The Dreamettes.

Num concurso de talentos, elas são descobertas por Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx), um manager ambicioso que lhes oferece a oportunidade das suas vidas: serem coro feminino do cantor James "Thunder" Early (Eddie Murphy).

Curtis assume, pouco a pouco, a gestão do visual das raparigas e, inclusive, do seu estilo musical, acabando por lhes dar a oportunidade de brilhar por conta própria como The Dreams.

As luzes da ribalta começam, porém, a centrar-se em Deena, acabando por dispensar a menos “comercial” mas extremamente talentosa Effie.

Embora as Dreams se tornem num fenómeno internacional, elas rapidamente se apercebem que o preço da fama e da fortuna pode ser bem mais elevado do que imaginavam...
O filme conquistou o Oscar de Melhor Actriz Secundária para Jennifer Hudson e Melhor Som para Michael Minkler, Bob Beemer e Willie D. Burton.





El Laberinto del Fauno




À primeira vista parece "Alice no país das Maravilhas" na versão assustadora de Guillermo del Toro... mas é muito mais que isso.

Espanha, 1944. A Guerra Civil já terminou há cinco anos, mas um grupo de rebeldes continua a lutar, invencível, nas montanhas de Navarra. O Capitão Vidal, um oficial fascista, tem ordens para eliminar os rebeldes nesse território remoto. Ofélia, uma rapariga sonhadora de dez anos, muda-se com a mãe, grávida e frágil, para Navarra, para finalmente conhecer o padrasto, o Capitão Vidal. Mas ele não faz qualquer esforço para se aproximar da enteada. Sozinha, Ofélia procura companhia e amizade em Mercedes, uma cozinheira que trabalha para as tropas do padrasto. Até que um dia, Ofélia, fascinada por contos de fadas, descobre um grandioso labirinto a desmoronar-se atrás da fábrica em que se instalara o padrasto. No centro do labirinto, conhece Pan, um velho brincalhão que diz conhecer a sua verdadeira identidade. Segundo ele, Ofélia é uma princesa, filha desaparecida do Rei das Fadas. E Pan oferece-lhe a oportunidade de voltar ao mundo secreto e governar o reino de seu pai. Mas primeiro, deverá executar três tarefas antes da Lua cheia... E ninguém pode saber, nem a mãe, nem Mercedes, e muito menos o Capitão Vidal, que planeia mandá-la embora. O tempo esgota-se para os rebeldes e para Ofélia. Todos têm de combater a crueldade para conseguirem a liberdade.
Em 6 nomeações, El Laberinto del Fauno ganhou 3 prémios: Melhor Direcção Artistica, Melhor Caracterização e Melhor Fotografia.





Notes on a Scandal




Um drama inquietante de Richard Eyre com Judy Dench e Cate Blanchett

Duas mulheres envolvidas num drama de necessidade e traição são o coração deste drama psicológico. As voltas e reviravoltas da história são anotadas no diário acerbo de Barbara Covett (Judy Dench), uma professora autoritária e solitária que governa com mão de ferro os seus alunos numa decadente escola pública em Londres.

Sem contar com o seu gato, Portia, Barbara vive sozinha, sem amigos ou confidentes, mas o seu mundo altera-se quando ela conhece a nova professora de arte, Sheba Hart (Cate Blanchett).

Sheba parece ser a cara-metade e amiga leal que Barbara sempre procurou. Mas quando esta descobre que Sheba está a ter uma tórrida aventura amorosa com um dos seus jovens alunos, a relação de amizade dá uma sinistra volta.

Ao mesmo tempo que Barbara ameaça expor o terrível segredo de Sheba, tanto ao marido (Bill Nighy) como ao resto do mundo, também os seus próprios segredos e sombrias obsessões se tornam conhecidos, expondo as desilusões de cada uma destas mulheres.

Agora, mais do que nunca, estamos unidos pelos segredos que partilhamos.
Das 4 nomeações para os Oscars, nao arrecadou nenhum.
Enviar um comentário